Descubra as principais métricas do Instagram para o sucesso da sua estratégia
Vou te contar quais são as principais métricas do Instagram
Sabemos que o gerenciamento estratégico das mídias sociais vai além de conteúdos postados. Não podemos esquecer uma seção importante desse processo. A mensuração dos resultados. Ela será um indicador muito importante para analisarmos se está no caminho certo ou não. Nós da ACE Digital preparamos um conteúdo super especial. Então, se quiser saber quais são as principais métricas do Instagram este artigo é feito para você.
Mas afinal, qual é a finalidade e para que serve as métricas do Instagram?
Se você está, já deve se ter questionado se as suas postagens estão sendo bem acolhidas pela sua audiência. A partir das métricas, análises como essa são capazes. São nada mais do que estatísticas geradas através de uma base de dados.
As métricas lhe possibilita mensurar todo seu perfil no Instagram, seja posts no feed, seja stories e até mesmo a categoria de perfil da sua base de audiência.
Sendo assim, para seu planejamento estratégico conter uma visão mais ampla é necessariamente importante saber interpretar as métricas do seu perfil. E lembrando, aconselhamos que sua conta seja de criador de conteúdo ou comercial.
Agora vamos ao mais importante… Quais são as métricas fundamentais que devo acompanhar ?
Número de Seguidores
Essa métrica lhe permite analisar o crescimento do seu perfil. Em outras palavras, mostra a quantidade de usuários que seguiram ou deixaram de seguir o seu perfil.
Visitas ao Perfil
Essa métrica é uma das que merecem destaque. Portanto, nela é possível saber a quantidade de pessoas que passaram no seu Instagram por um certo período. Esses dados é um ótimo indicador de avaliação se a estratégia de atração de novos usuários está funcionando.
Assim, recomendamos que sejam feitas comparações entre as diferentes semanas e meses.
Visualização dos Stories
Por outro lado, muitos ignoram os dados alcançados através dos stories muitas das vezes são ignorados. Mas, eles são excelentes mensuradores para a sua estratégia. Ademais, permitem saber o que está tendo um desempenho melhor e consequentemente elaborar stories otimizados e com assuntos que sua audiência demonstra interesse.
Ele lhe mostrará dados sobre o número de alcance, de impressões, de toques para avançar e para voltar. Além disso, também dá para visualizar as respostas enviadas por dm e saídas de usuários, ou seja, aqueles que desistiram de assistir seu conteúdo.
Impressões
Impressões lhe permite ver quantas vezes visualizaram sua publicação.
Alcance
Essa métrica mede o número de pessoas que visualizaram sua publicação. Diferente das impressões, mesmo se o seguidor visualizar sua publicação 100 vezes, vai constar como 1 somente. Assim essa métrica sempre será menor que as impressões.
Características do Público
Nessa métrica você encontrará dados sobre sua audiência, como por exemplo: faixa etária, gênero e dados geográficos dos seguidores. Ajuda a entender melhor o perfil dos seguidores que será um grande aliado em sua produção de conteúdo. Pode também lhe ajudar em seus anúncios de mídia paga.
Dias e Horário de Maior Acesso
Vai mostrar os dias e horários que os seus seguidores estão mais ativos na plataforma.
Engajamento
Basicamente consiste em um conjunto de ações por parte do usuário com seu perfil/conteúdos. De fato é uma junção de métricas que o Instagram classifica como interação.
- responder stories
- enviar uma mensagem direta
- curtir
- compartilhar
- clicar em um link
- mencionar
- salvar
Vamos lhe ensinar calcular a taxa de engajamento do seu perfil com 2 fórmulas:
- Taxa de engajamento = número médio de interações / quantidade de seguidores do perfil.
- Taxa de engajamento por post = número de interações do post / alcance que a publicação teve em determinado período.
Cliques no Site
Essa é uma métrica que não são todos que sabem, o número de cliques no site disponibilizado na bio do Instagram. Permite que a quantidade de pessoas que estão sendo atraídas a sua página de destino seja contabilizada. Permite analisar se a estratégia de conversão está funcionando.
Utilizando essas informações como um todo é possível entender o comportamento de seus seguidores e aumentar a performance do seu perfil no Instagram.
Tudo bem, mas agora.. AONDE VOU ACHAR ESSES DADOS ?
Você pode ter acesso a essas métricas pelo próprio instagram. Ele lhe permite acessar o Instagram Insights que contém todas esses dados.
Lembrando, seu perfil tem que estar disponibilizado como Criador de Conteúdo ou Comercial.
Vamos te ensinar o passo a passo para acessar.
- Esteja logado em seu perfil do Instagram.
- Clique no ícone Insights
- Agora escolha o período que deseja analisar.
Além do próprio Instagram, há apps que mostram todos esses dados e muito mais. Muitos disponibilizam gráficos para você entender melhor todas essas informações. Podendo até personalizar conforme as métricas que considera mais relevantes.
Exemplos de Apps
Agora que você já conhece as principais métricas do Instagram, é importante lembrar que a análise desses dados deve ser constante para garantir que sua estratégia esteja no caminho certo. Utilize as informações a seu favor e faça ajustes sempre que necessário. Por fim, não esqueça de mensurar os resultados, nesse caso é um passo fundamental para alcançar o sucesso nas redes sociais.